01 abril 2013

Jateamento com gelo seco


Dry Ice (ou CO2) Blasting é um processo de limpeza industrial, no qual partículas sólidas de dióxido de carbono - popularmente conhecido como “gelo seco” - são impulsionadas em alta velocidade para se obter um impacto sobre a superfície do objeto ou equipamento a ser limpo.

O jateamento com gelo seco é o que há de mais seguro, eficaz e inovador na área. Esta técnica, ainda recente no Brasil, é superior porque apresenta inúmeras vantagens em relação aos tradicionais meios de limpeza. É barato, não-tóxico, fácil de armazenar e pode até mesmo ser criado nos próprios locais de trabalho. Também é não abrasivo, não condutor, não inflamável. Ele pode remover desde os contaminantes industriais mais comuns aos de mais alta complexidade.


Como funciona?


Granulos (pellets) de CO2 sólido são impelidos a uma grande velocidade com uma pistola de ar comprimido (ou gás inerte) à alta pressão. Com o impacto, o gelo seco cria um micro-choque térmico (causada pela temperatura extremamente baixa de aproximadamente -79°C) que quebra a ligação entre o revestimento e o substrato. O fluxo de ar de alta pressão remove a sujeira da superfície.

Com o impacto, os pellets de gelo seco “explodem” sobre a superfície e sofrem sublimação (mudança do estado sólido diretamente para o estado gasoso) sem deixar resíduos, removendo os contaminantes indesejáveis da superfície, deixando-a limpa, seca e sem nenhum dano ao substrato.

A intensidade dos jatos pode ser calibrada para abranger desde retoques finos como a restauração de livros,  objetos de arte ou antiguidades até jatos de alta pressão para a remoção camadas viscosas e de alta densidade como de óleo pesado, graxa betuminosa, asfalto, alcatrão, fuligem, escória de soldagem entre outros.


Principais vantagens:

  • O processo de limpeza é rápido e completo e pode ser realizado no próprio local sem a necessidade de desmontagem ou movimentação do equipamento;
  • O jateamento de gelo seco elimina a necessidade do uso de solventes tóxicos, corrosivos e/ou prejudiciais à integridade do substrato e aos operadores;
  • O jateamento com gelo seco não abrasivo. Não ocorre dano ou desgaste na superfície do material base;
  • O processo pode ser utilizado sem nenhuma restrição sobre componentes elétricos sensíveis. Não há nenhuma degradação do isolamento elétrico ou efeito prejudicial aos equipamentos limpos por esta técnica;
  • Qualidade superior na limpeza. Os jatos de alta pressão penetram em áreas inacessíveis ao alcance das mãos;
  • O processo é ecologicamente amigável, não gerando nenhuma emissão de resíduos secundários contaminantes para o ambiente.

Comparação com outras técnicas de limpeza:

Na tabela mostrada abaixo podemos observar a comparação direta entre as diversas técnicas de limpeza industrial.


Diversas aplicações:
Além das tradicionais aplicações na indústria farmacêutica e alimentícia, o jateamento com gelo seco é um processo que pode ser usado com segurança em motores elétricos, transformadores, geradores, subestações, painéis de distribuição de energia e comando, isoladores, componentes eletrônicos, etc... 

Aplicações na área mecânica como a descarbonização de motores de combustão interna.

Restauração de fachada de prédios e remoção tintas antigas e pichações.

Outra importante aplicação é na restauração de objetos e imóveis após ocorrências catastróficas como incêndios ou inundações.

A limpeza com CO2 pode ser aplicada com segurança em áreas classificadas (locais ou ambiente sujeito à formação ou existência de atmosfera explosiva pela presença normal ou eventual de gases inflamáveis ou poeiras combustíveis).

. . . 




R3 Técnica - Sempre Solução.


Nenhum comentário :

Postar um comentário