24 fevereiro 2013

PC-Based Automation by R3

O que é...

PC-Based & Data Acquisition representa o que existe de mais moderno no controle e monitoramento industrial / naval.

A popularização da informática trouxe inovações ao mercado de automação. Hoje os sistemas de aquisição e controle de dados utilizando microcomputadores substituem com muitas vantagens os tradicionais PLCs disponíveis no mercado.

Utilizado em novas instalações ou na modernização de plantas já existentes (retrofit), o sistema e confeccionado sob medida às necessidades do Cliente, harmonizando a interação entre o operador e os diversos processos

Atendendo às normas de segurança e confiabilidade, a extrema facilidade de utilização, o alto desempenho operacional e o baixo custo dos equipamentos conferem ao sistema uma excelente opção para qualquer tipo de aplicação.

Por que sua Empresa precisa de um sistema de supervisão?

Qualidade, redução de custos operacionais, maior desempenho de produção, base para outros sistemas, ou seja VANTAGEM COMPETITIVA !
  • Qualidade:  Através de monitoramento das variáveis físicas do processo produtivo (pressão, temperatura, vazão, etc.) é possível determinar níveis ótimos de trabalho.  Caso estes níveis saiam da faixa aceitável, o sistema de supervisão pode gerar um alarme na tela, alertando ao operador para um eventual problema no processo. Desta forma, as intervenções na produção são feitas rapidamente, garantindo que o produto final tenha sempre as mesmas características.
  • Redução dos custos operacionais: Imagine um processo produtivo com inúmeros instrumentos de medição. Quanto tempo e quantos funcionários especializados seriam necessários para percorrer toda a planta de produção a fim de realizar a leitura de todos os instrumentos? Quantas planilhas seriam necessárias e qual a probabilidade de erros humanos? Com um sistema supervisório é possível centralizar toda a leitura dos instrumentos de campo, gerar gráficos de tendências e gráficos históricos das variáveis do processo. São necessários poucos funcionários especializados e com poucos “cliques” de mouse é possível realizar a leitura dos instrumentos de um processo industrial 
  • Maior desempenho de produção: Através da rapidez da leitura dos instrumentos de campo, as intervenções necessárias podem ser feitas mais rapidamente. Problemas de parada de máquinas por defeitos podem ser diagnosticados mais pontualmente e os setups de máquinas também são agilizados.
  • Base para outros sistemas: Os sistemas de supervisão e controle podem coletar dados do processo produtivo e armazená-los em banco de dados. Estes dados podem ser utilizados para gerar informações importantes, sendo integrados com sistemas MES, ERP, SAP e etc. Podem também fornecer dados em tempo real, para sistemas que realizam cálculos de OEE, sistemas SFC, sistemas PCP ou similares.
MES: Manufacturing Execution Systems / ERP: Enterprise Resource Planning / OEE: Overall Equipment Effectiveness / SFC: Shop Floor Control / PCP: Planejamento e Controle de Produção.

Descrição:



A.  O microcomputador será responsável pela captação e gerenciamento do status dos sensores para serem utilizados pelo software de aquisição de dados e controle.
Um , dois ou mais monitores LCD (ou LED) 24" wide, exibirão uma representação do processo em telas sinóticas confeccionadas conforme as necessidades e preferências do Cliente final.
O microcomputador disponibilizará também portas para a conexão de rede ethernet externa. Estas conexões poderão der opcionalmente utilizadas para interligar outros computadores ao sistema e/ou o envio de informações via internet, intranet ou Inmarsat.

B.   Um Nobreak 1800 VA garantirá o funcionamento do sistema por até 40 minutos no caso de falha na alimentação principal. A autonomia do sistema poderá ser expandida com a adição de mais módulos de baterias.

C.   Uma fonte de alimentação 24 Volts DC, garantirá o suprimento de energia aos módulos remotos.

D.   Um circuito externo ao microcomputador fará a supervisão do funcionamento do sistema através do recebimento do sinal “watch dog timer” (WDT) enviado continuamente pelo software. A falta do sinal WDT por um tempo superior a 5 segundos, disparará um alarme externo independente, indicando anormalidade no funcionamento do software ou do microcomputador.

E.   Um conversor EIA-232C para EIA-485 fará a adequação do protocolo de comunicação através da porta serial (COM ou USB).

F.   Módulos de aquisição: Composto por circuitos microprocessados são os responsáveis pela captação dos sinais 1... 5 Vdc vindos dos condicionadores de sinal e a conversão em uma string hexadecimal proporcional correspondente para o envio ao microcomputador mestre via protocolo RS-485.
Os módulos de aquisição oferecidos possuem uma capacidade para até 8 pontos de entrada analógica com precisão de 12 bits e 16 pontos I/O digitais.

G.   Condicionadores de sinal: Dispositivos responsáveis pela transformação dos sinais provenientes dos diversos sensores analógicos em um sinal padronizado de corrente 4...20 mA ou 1...5 Vdc.
Circuitos acopladores ópticos: Tem a função de proteger o sistema de supervisão contra a ocorrência de surtos de alta tensão provenientes de interferências ou interligações espúrias. Os circuitos acopladores ópticos proveem uma isolação galvânica de até 4 KVca às estradas digitais.

H.   O reset sonoro / visual dos eventos deverá ter acionamentos por comandos independentes via botoeira tipo “soco”, teclado ou mouse e exclusivamente localizados no centro de controle  (CCM) conforme o padrão ISA 3.

I.     O sistema prevê a utilização de canais individuais de saída para alarmes locais e repetidores de alarme audiovisuais a serem instalados em pontos remotos da planta de produção.

J.    Visando harmonizar e humanizar a relação entre os operadores e o sistema, a R3 Técnica desenvolveu com exclusividade a aplicação da anunciação vocal para os alarmes do sistema supervisório.
Esta característica contribuirá significativamente para o aumento da segurança, pois a informação verbal, remota e imediata da ocorrência reduzirá o tempo de reação entre o momento do alarme e a respectiva correção a ser efetuada.
Além dos alarmes, o sistema de anunciação vocal oferecerá também a opção da divulgação contínua de informações de treinamento pessoal, SMS, interesse geral e outros.
...

Banco de dados:

Os sistemas desenvolvidos pela R3 preveem o armazenamento das informações pertinentes ao funcionamento, alarmes e anormalidades num banco de dados seguro e inviolável.

No banco de dados ficarão registras as seguintes informações com data e hora da ocorrência:
  • Sistema Ligado / Sistema Desligado;
  • Sinal Horário;
  • Reset Sonoro / Reset Visual;
  • Pré-alarmes / Alarmes / Status / Normalizações / Falhas;
  • Início de Manutenção / Fim de Manutenção.
Exemplo de banco de dados
O registro das informações facilitará a fiscalização da funcionalidade do sistema, pois toda e qualquer ocorrência durante a operação do processo ficarão disponíveis e acessíveis para uma eventual auditoria.

Add-ins como ferramentas de filtragem para a análise do banco de dados e geração de relatórios periódicos impressos poderão ser acrescentados ao sistema.

Além do registro, salvo continuamente no hard disk, caso o usuário deseje, uma cópia do banco de dados poderá ser gravado e arquivado (backup) em CD-ROM, DVD, Memory cards, Pen drives, etc.
...

Vantagens dos sistemas oferecidos pela R3...

  • Hardware: A utilização de microcomputadores de última geração com elementos de qualidade reconhecida confere aos sistemas PC-based R3 a confiabilidade necessária.
  • Sistema operacional: Sistema operacional moderno e familiar aos operadores: Windows XP, Windows Vista ou Windows 7.
  • Software: “Taylor made”. Desenvolvido em plataforma Microsoft e sob medida às exigências dos Clientes finais. 
  • Velocidade de processamento: A utilização de processadores de núcleo duplo com frequência de operação maior que 2 GHz, garantem um elevado ciclo de varredura dos sensores.
  • Segurança: Somente pessoas autorizadas pelo Cliente terão acesso às configurações do sistema. Qualquer alteração de parâmetros ou set-points só será aceito mediante a apresentação de senhas de acesso.
  • Redundância: Conforme a necessidade do Cliente, o sistema poderá ser fornecido com elementos de hardware duplicados, funcionando em modo compartilhado. A operação do sistema não será afetada pela eventual falha no equipamento ou perda genérica - hot standby.
  • Interface gráfica: Todo o sistema de monitoração poderá ser exibido em telas gráficas totalmente personalizáveis e com as indicações audiovisuais requeridas.
  • Anunciação vocal: Juntamente com a sirene convencional utilizada, os sistemas supervisórios desenvolvidos pela R3 possuem a exclusiva característica de oferecer as informações via voz, verbalizando o tipo de ocorrência.
  • Comunicação: A disponibilidade e facilidade de acesso ao protocolo TCP/IP permite o acesso a meios de comunicação externos via rede local LAN. Isso significa ter amplo acesso às informações e indicações do sistema de supervisão e controle através de qualquer outro computador interligado à rede.
  • Flexibilidade: Possui a capacidade de expansão para até 512 pontos digitais e 256 pontos analógicos, numa distância de até 1200 metros  do microcomputador mestre.
  • Armazenamento de informações: Todos os eventos (alarmes) e operações (inibições, resets, manutenções, etc.) ficarão gravados em banco de dados seguros, invioláveis e disponibilizados ao Cliente exclusivamente através de senhas de acesso.
  • Nacionalização: Equipamento desenvolvido no Brasil, com um alto índice de nacionalização. Assistência técnica permanente. Atendimento em português.
  • Sobressalentes: Facilidade de obtenção de componentes sobressalentes. Quase a totalidade dos elementos utilizados é de uso comum, podendo ser encontrado no mercado de informática local – monitor, motherboard, CPU, hard disk, teclado, mouse, etc.
  • Manutenção: Não há necessidade da contratação de “especialistas” ou “representantes”. A manutenção do sistema poderá ser realizada pelo próprio operador com conhecimentos básicos de informática, ou ainda utilizando mão-de-obra técnica local.
  • Custo: Baixo custo em relação a sistemas proprietários. Relação custo-benefício otimizada. Menor investimento por ponto instalado.
...

Vide alguns exemplos.

















 ...

A R3 Técnica é uma empresa brasileira que desenvolve projetos PC-Based personalizados de baixo custo para o atendimento das necessidades específicas de cada Cliente  

Entre em contato conosco.


R3 Técnica Ltda.
CNPJ: 07.938825/0001-09
Tel.: (21) 2713-7332  /  8802-6684  /  7845-7590 - Nextel Id.: 32*13341.

* * * 






Nenhum comentário :

Postar um comentário