15 fevereiro 2013

Resonant Surge Test

Atentos às necessidades do Mercado, a R3 Técnica apresenta o que existe de mais moderno em testes preditivos em máquinas elétricas – O “RESONANT SURGE TEST”.


Predição de Falhas

O “SURGE TEST” é o mais eficiente teste disponível para análise da qualidade de enrolamento das bobinas de transformadores, geradores e motores elétricos.
Estudos realizados comprovam que mais da metade das falhas elétricas se devem a curtos-circuitos entre as espiras dos enrolamentos. Estas falhas são responsáveis por uma corrente de circulação que gera calor excessivo. Este calor gerado incrementa a deterioração do isolamento, terminando por provocar um curto-circuito entre fases ou para a massa.
Testes periódicos com essa nova tecnologia permitirão a monitoração do processo de degradação. Com o diagnóstico preventivo se tem mais tempo para reparar ou substituir o equipamento elétrico (transformador, gerador ou motor) antes que ocorra uma falha catastrófica.


Como Funciona?

Cada espira de um enrolamento é isolada das espiras adjacentes e da carcaça por uma fina camada de verniz isolante.
O Resonant Surge Test consiste na aplicação de pulsos estreitos de alta tensão para estressar todas as espiras das bobinas das fases de uma máquina elétrica.
Se a tensão aplicada for maior que a rigidez dielétrica entre as espiras, a forma de onda mostrada por um osciloscópio indicará uma ruptura.




A análise destas formas de onda confirmará ou não a presença de curtos parciais ou firmes entre espiras, entre bobinas, entre fases, para massa, bobinas abertas ou invertidas.
Executado de maneira correta o “RESONANT SURGE TEST” é um ensaio NÃO DESTRUTIVO.

Um Teste sem Substituto

Não existe nenhum outro teste ou procedimento que substitua o RESONANT SURGE TEST.
Os instrumentos convencionais não fornecem nenhuma indicação das condições do isolamento entre espiras, apenas confirmam as falhas depois que elas já ocorreram. 
Instrumentos, como por exemplo, o Megômetro (mede apenas as resistências de isolação entre os enrolamentos e carcaça de um motor) e o Hi-pot (testa somente a rigidez dielétrica entre os pontos), são importantes para a analise dos enrolamentos, mas não surtem efeito quando a necessidade é diagnosticar antecipadamente falhas de isolação nas camadas internas dos enrolamentos dos equipamentos elétricos.


Resonant Surge Test

Conte Conosco

A R3 é uma empresa brasileira especializada em soluções em eletricidade, instrumentação eletro-eletrônica, automação e controle de processos industriais, navais e offshore.
A R3 Técnica oferece as melhores opções para as necessidades da manutenção preditiva elétrica.
Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em servi–los. 


Para maiores informações: 


 R3000 Técnica Comércio de Materiais Elétricos Ltda.
Tel.: (21) 2713-7332  /  (21) 8802-6684  /
(21) 7845-7590  / Nextel ID: 55*32*13341

 

Website: www.r3brasil.com.br


* * * 


Nenhum comentário :

Postar um comentário